terça-feira, 5 de junho de 2012

Como proteger seu celular ou smartphone

Com os celulares ficando cada vez mais potentes, e ganhando cada vez mais recursos, como câmeras de altíssimos megapixels, bluetooth, wi-fi, gps, hdmi, e sistemas operacionais como Android, Windows Mobile, IOS, que os deixam cada vez mais parecidos com seu computador, com isso estamos cada vez mais estamos confiando nossa rotina, nossa vida pessoal,  a esse pequeno aparelho que fica guardado em nosso bolso, e ter cautela e usa-lo tomando certos cuidados nunca foram tão importantes.


Não importa aonde vamos, sempre estamos com o celular, ou smartphone, conosco, e nele estamos cada vez mais confiando nossa rotina, tanto particular como a de trabalho, colocamos nossos compromissos na agenda, mensagens enviadas e recebidas, fotos, vídeos, músicas, documentos e arquivos, número de telefone de pessoas que amamos, amigos e familiares, fazemos compras, acessamos nossa conta bancária, usamos para nos localizar, sincronizamos nossa conta e-mail, acessamos nosso Facebook, Twitter, Google+,  sites pornô e de sacanagem, enfim, estamos criando o hábito e fazer praticamente tudo em nosso celular, ou smartphone.


Agora imagine, alguma outra pessoa, principalmente alguém mal intencionado, como mães, esposas etc, conseguir acesso a todos esses dados em seu smartphone? Ou conseguir instalar um aplicativo que utilizando-se do GPS do smartphone, que diz aonde você está, ou aonde esteve? Preocupante não?


Enfim, nossos smartphones têm uma série de informações que podem ser valiosas para quem quer fazer o mal. Por isso é importante tomar cuidado para não ser “assaltado”, real ou virtualmente.




Por isso a Albama irá dar algumas dicas para manter seu smartphone sem intrusos ou ladrões.

Ai vão elas:

- Não clique em links desconhecidos via e-mail, em sites ou mensagens. Não é porque você não está no computador que não vai pegar vírus ou ter informações roubadas. Golpes como phishing podem ser praticados também no mundo mobile.

- Baixe aplicativos de fontes confiáveis como o Google Play, do Android, e a App Store da Apple. Evitando que você possa instalar programas maliciosos.

- Não instale um aplicativo que você não procurou. Muitas vezes, QR codes re-direcionam para um programa que você não pediu, e isso pode ser um vírus ou spyware.

- Considere bloquear o acesso a seu telefone com um código numérico ou gestual, evitando que curiosos tenham acesso a suas informações pessoais.

- Instale um anti-vírus para manter seu celular sem qualquer ameaça. Pois agora está se popularizando criar vírus para smartphones e celulares.


Essas dicas devem se tornar um hábito para que não transformemos nosso inocente celular em uma armas de bandidos virtuais. e não serem pegos também.
 
 
 
Não deixe de conferir nossa seção de Celulares e Smartphones, clicando aqui.
Até proximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário